segunda-feira, 2 de março de 2009

Viva o Carnaval em Curitiba!

Ainda falando sobre carnaval e deixando o tamborim de lado, Curitiba tem se especializado em carnaval, mas não naquele de batucada e samba, de desfiles e bundas, mas sim em uma programação alternativa, proporcionando àqueles que não gostam de agito de litoral, ou de festas de salão, várias opções de lazer e de programas excelentes.

Vou me dar ao risco de associar Curitiba, na sua aspiração à metrópole, à São Paulo, onde em feriados de quaisquer natureza, os apaixonados pela cidade ficam e podem aproveitar as diversas opções culturais e de lazer que a cidade oferece. Teatros, bares, exposições, cinema, tudo mais em conta e com pouca fila, seja de engarrafamento de veículos ou de gente mesmo. Por falar nisto, êta povo para gostar tanto de fila como o curitibano!

Aqui não tem sido diferente, um circuito de rock invade os bares de Curitiba, com música de excelente qualidade, inclusive com bandas internacionais. Estive no Jockers na sexta-feira de carnaval e pude pessoalmente comprovar. Muito som e gente esquisita, inclusive eu e a pessoa que estava comigo..., muito bom! Na terça-feira fui ao Colarinho, um show instrumental de chorinho e música popular brasileira, com uma releitura de acordes e harmonia. Fui ao parque Barigui e não precisei disputar espaço com ciclistas na pista de caminhada, fui a restaurantes e não tive que aguardar, apesar de todos os ambientes que freqüentei estarem cheios.

Percebo que nas grandes cidades, uma boa parte da população tem preferido fugir da confusão de trânsito, de filas, de incômodos gratuitos e aborrecimentos desnecessários. Simplesmente querem curtir aquilo que lhes é importante e saudável, aquilo que lhes traz significados. No Ceará, durante o carnaval, ocorre há anos um grande festival de jazz em Guaramiranga, cidade próxima a Fortaleza; um evento repleto de grandes nomes da música e disputado por moradores daquele estado e de vários outros também. Esses exemplos de “refúgios” mostram que o importante é respeitarmos as preferências e individualidades, para convivermos na diversidade. Demonstra sensibilidade, maturidade e que estamos evoluindo.

O importante é que as pessoas possam fazer as suas escolhas, e encontrem a sua felicidade, cientes de que para tudo na vida existem ganhos e perdas.

Um comentário:

Rubão disse...

Grande Armando
Essa poderia ser uma ótima idéia para a prefeitura de Curitiba investir em alternativas e não nas nossas pobres escolas de samba que fazem um desfile no mínimo patético durante o carnaval.E olhe que apesar de tudo a verba não é tão pequena assim.Um dinheiro que poderia ser muito melhor investido e com certeza gerar um retorno muito maior para a cidade.