quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pão, Cachaça, Futebol e Carnaval


Se as coisas no Brasil começam após o carnaval, estamos prestes a entrar no jogo. Nada como se dar ao luxo de empurrar as coisas com a barriga por mais de dois meses para então pensarmos nos compromissos e no futuro.

Acho que ando mais intolerante, mas assim como dois meses de águas mornas, quatro dias de carnaval é um exagero. Nada contra a multidão que adora, mas aturar todos os canais de televisão, revistas, jornais, sites e outros, idolatrando marchinhas pejorativas e as “musas”, para mim é demais.

Não desmerecendo os corpos maravilhosos nos micro adereços emplumados, mas têm algumas que já deram o que tinham para dar e foram muito além, viraram a curva do cabo da boa esperança! Deixando a ironia e a hipocrisia de lado, para grande parte dessa turma vale tudo para aparecer, pois quem sabe surge um convite para ilustrar páginas de revistas masculinas ou a grande coqueluche do momento, um filminho pornô.

Até o Presidente Lula esteve por lá... Pão, cachaça, futebol e carnaval! Basta para o povo ficar feliz...

Os desfiles também não me encantam mais (acho que realmente ando intolerante). Rio de Janeiro, São Paulo e até Curitiba tem desfile de escolas de samba e são uma lástima. Pelo menos o nosso aqui de Curitiba é incompreensível. Curitibano sambando na avenida, ao som da batucada da escola de samba “Unidos do Leite Quente”. Fico pensando se existe uma escala de grandeza, onde os melhores atores, atrizes, musas e BBBs na mídia, iniciam pelo Rio, quando em queda desfilam em São Paulo, e no fim de carreira vem à Curitiba mostrarem seus atributos. Uma lógica cruel, mas interessante.

Se olharmos do ponto de vista social, existe mérito no carnaval, pela geração de empregos e outras ações sociais que ocorrem principalmente nas comunidades, quando o tráfico autoriza, ou também pelo turismo, gerando divisas para o país, mas em qualquer outro é vexatório. Desde o estímulo à corrupção e às agressões à ecologia, até à prostituição infantil. Uma lástima!!

Paro por aqui, pois já me excedi nas críticas e como o ano começou, preciso recuperar o tempo perdido.

Tenhamos todos um bom ano!!

3 comentários:

Ana Paula Dacota disse...

Boa sua reflexão, de ponderar os aspectos econômicos e sociais que envolvem a festa. Sabe uma das grandes diferenças que eu percebi em Curitiba? O povo não fica o tempo todo te perguntando e falando sobre Carnaval como em BH ou outros lugares...Em BH e adjacências, basta passar o Reveillon que o assunto do mês seguinte inteiro é: "Onde é que vc vai passar o Carnaval?" - 9 de 10 perguntas é isso. Uma lástima, uma falta de assunto tremendo...Já em Curitiba é: "Vai viajar no feriado?" e isso , perto da semana do dito cujo. E nós sabemos qual é o destino de 90% das pessoas: as praias. Em outros lugares como na Bahia, o assunto de Carnaval é o ano inteiro. Seis meses antes já começa o aquecimento. Enquanto estamos retomando o ritmo, agora, nesse momento, o Carnaval ainda está rolando solto por lá, ou seja, são vários Brasis dentro do Brasil, cada estado é realmente um povo e uma cultura diferente...Mas é isso aí! Que se inicie 2009, finalmente!

Juliana Machado disse...

Existe mesmo uma "Unidos do Leite Quente"??

Acho sua reflexão bastante salutar e, já que o ano começou, vamos levantar as mangas e que venha 2009!

http://julianadetoledomachado.blogspot.com/

Paulo Moacir disse...

novo endereço:

http://pms2009.blogspot.com/

abraços

paulo moacir