quarta-feira, 4 de março de 2009

Nem com uma Flor!



"Em Mulher não se Bate Nem com Uma Flor"

Continuando minhas reflexões sobre as mulheres, um problema que aflige a nossa sociedade e que de forma alguma deve ser negligenciado é a violência contra a mulher. Por si só a violência não deve ser admitida em nenhuma hipótese, mas quando inserimos nesse contexto as crianças ou as mulheres como vítimas, o problema se amplifica, pela crueldade, pela covardia.

Para tocar neste assunto, pesquisei o portal da Patrícia Galvão, senadora, que em sua plataforma de trabalho mantém este tema bastante ativo. Também o portal “Violência Contra a Mulher” traz informações importantes: estatísticas, pesquisas e o acompanhamento de casos clássicos, como do assassino Pimenta Neves, que vitimou a sua namorada, também jornalista.

Em todo o mundo o combate à violência contra a mulher se constituiu em uma preocupação fundamental dos movimentos sociais, a começar pelo movimento de mulheres em meados da década de 1970.

Para marcar a importância do tema e mobilizar ações e a atenção da sociedade, são destacadas as seguintes datas relacionadas à violência contra mulheres e meninas:
  • 18 de Maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • 06 de Junho – Dia da Adoção da Convenção de Belém do Pará – Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violênciqa Contra a Mulher (OEA, 1994);
  • 25 de Novembro – Dia Internacional da Violência Contra a Mulher
  • 06 de Dezembro – Dia do Massacre de Montreal (Canadá 1989)
  • 10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos (celebrando a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ONU, 1948).

Outra data importante no contexto do nosso país é o dia 22 de Setembro de 1996, data em que foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que passou a punir com rigor os atos de agressão às mulheres. No dia seguinte à sanção da lei o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, por tentar estrangular a ex-esposa. O site http://www.violenciamulher.org.br/, apresenta uma pesquisa recente sobre a percepção dos brasileiros com relação à lei Maria da Penha. Vale a pena conferir.

É fundamental entendermos o que é a violência contra a mulher: “é qualquer conduta – ação ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção, ocasionado pelo simples fato de a vítima ser mulher, e cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral psicológico, social, político ou econômico, ou perda patrimonial”.

Busquei mais informações localmente sobre o assunto e encontrei um número preocupante em notícias de jornal, onde em Curitiba e RMC, em média, são registrados 24 casos de agressão às mulheres, diariamente.

É um tema que deve estar presente no diálogo das pessoas que aqui estão para fazer a diferença ao provocar alguma mudança, ajudando a construir um mundo melhor.

Para finalizar, busquei uma frase de Maomé, que desejo compartilhar com todos: “A mulher foi feita da costela dos homens, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.”.

Nenhum comentário: