terça-feira, 17 de março de 2009

A Fé e a Igreja!



Sou católico por formação, mas confesso que não tenho praticado muito. Não sou nenhum exemplo a ser seguido quando a referência é a religião, e cada vez que acompanho alguma nova manifestação das igrejas ou religiões em geral, meus sentimentos e minhas reflexões me afastam ainda mais dos ensinamentos de Deus, aos olhos dos homens.

Na minha avaliação os atuais posicionamentos de vários clérigos agridem os princípios da natureza e da evolução humana, pois intimidam violentamente as pessoas, com ameaças de punições divinas e condenações ao céu ou ao inferno. Remete-as aos primórdios da idade média, criando um terrorismo emocional, aproveitando que as fragilidades por questões como saúde, finanças ou relacionamentos, as expõem a momentos de fraquezas. Presa fácil!

De forma alguma quero desrespeitar as orientações ou os princípios da igreja, mas estamos em um momento onde se prega que encontrar a paz, somente nos braços divinos, estabilidade financeira, na base de muita oração e contribuições, e a cura de enfermidades, mediante a recusa de uma vida normal, com pedidos de perdão e a redenção dos pecados.

Para não perder a fé, tenho me dedicado à leitura, às orações e às reflexões. Tenho procurado extrair do Taoísmo e do Budismo, principalmente a sabedoria da convivência harmoniosa e do respeito à natureza e ao próximo. Do catolicismo, reflexões sobre a minha própria interpretação de algumas passagens da Bíblia. Do judaísmo a eficácia e o poder do arrependimento, e do Islamismo, na sua essência, a tolerância e a paz.

Dessa forma, quando o assunto é religião, tenho convivido bem comigo mesmo e rezado para que as relações de todas as pessoas frutifiquem. Tenho procurado ser solícito e altruísta, mesmo nesse mundo tumultuado, otimista com relação ao futuro e cético quanto aos nossos guias religiosos.

Mesmo sendo uma posição simplista, ainda acredito que a descoberta seja única e muito particular, e que tanto Deus quanto a igreja, encontram-se dentro de cada um!

Um comentário:

Rubão disse...

Grande Armando
Infelizmente a Igreja Católica insiste em impor sua rígidas regras principalmente aquelas pessoas que mais precisam de seu conforto.E engraçado perceber o quanto a igreja é reticente quanto a modernidade e parece cada dia mais enclausurada na idade média.Com certeza o melhor é ter a fé que Deus esta dentro da gente e procurar viver isso da melhor e mais certa maneira que a gente pode.