terça-feira, 13 de julho de 2010

O diabo é o pai do rock...


Ano passado, inseri no blog um post falando um pouquinho da origem do rock, justamente no dia 13 de julho, data em que se comemora o “dia internacional do rock”. Somente para relembrar a origem, foi tocado pela primeira vez no rádio em 1951 nos Estados Unidos, sendo uma mistura do rhythm & blues e do country. Posteriormente, devido ao seu ritmo animado, tornou-se um movimento apoiado pelo governo americano como uma forma de levantar o astral da população daquele país, diante do dilaceramento emocional provocado pela Guerra da Coréia, e aí ninguém segurou mais, tomou o mundo... A data em específico foi determinada a partir do Live Aid, promovido por vários artistas, em vários locais no mundo, principalmente pela articulação do irlandês Bob Geldof, não somente com motivação artística, mas também social, para apoiar financeiramente países africanos, como a Etiópia. A primeira edição do evento ocorreu em 1985, completando, portanto, 25 anos, neste ano. Leia no blog aquele post antigo, que também fez parte da primeira edição do jornal do Colarinho, onde maiores detalhes poderão ser encontrados.

Quero focar hoje, nesta ilustre data, na nossa cidade de Curitiba, um berço de grandes talentos musicais com instrumentistas de primeira linha. Uma cidade que respira rock’n roll, na sua diversidade e infinita nuance, e cujas bandas se proliferam exponencialmente. O que dizer da banda Blindagem e do Barthenders, lá na época do Aeroanta com as festas Happy Christmas, ou apresentações no Parque Barigui, nos “domingo no parque”? Bandas que ainda estão por aí... Geraldo Junior foi idealizador de um projeto, há mais de 20 anos, na então provincial Curitiba, o qual identificou mais de 200 bandas de garagem; Albertinho, do Blindagem, com uma intervenção recente em somente uma das escolas particulares da cidade, levantou mais de 170 bandas de rock, formadas pelos alunos. Tem muita gente fazendo coisas boas!

Apesar de ainda estarmos muito distantes do grande eixo Rio - São Paulo, onde se lançam as bandas para uma visibilidade nacional, é de arrepiar o que acontece em Curitiba, sem que as pessoas se dêem conta, ou participem. Algumas bandas estão sendo lançadas em outros estados, e outras trabalhando duro por aqui mesmo. Gente daqui, que merece o nosso apoio e admiração, e com os quais compartilho a alegria e a emoção desta data. 

Na seqüência, algumas fotos e links do que tem acontecido na cidade de Curitiba:






Nenhum comentário: