terça-feira, 30 de junho de 2009

Somos Únicos!

Eu não concordo com a antiga frase “o importante é participar”, tampouco com a afirmação de que “sempre quem ganha é o melhor”. Também não me soa bem que “os fins justificam os meios”, ou que “a maior defesa é o ataque”.

Na nossa vida, temos por hábito rotular as situações para nos sentirmos inclusos e socializados, e ao buscarmos justificativas para os nossos atos, dividimos as responsabilidades com quem quer que seja. Para a grande maioria, boas são as idéias que estejam amparadas em princípios de outrem, ou sustentadas pelas histórias e experiências dos outros. Agindo assim a ousadia é ofuscada e a criatividade tosca. Fingimos estarmos felizes com isso, e ao nos enganarmos, sofremos, por nos certificarmos que nossa autenticidade também é uma grande mentira. É mais confortável assim!

Nas minhas reflexões sobre este assunto, a principal conclusão que tenho chegado é de que para uma vida feliz não existem regras prontas, assim como as experiências de cada um são únicas e não valem para as outras pessoas. À medida que trago para mim uma vivência do outro, fujo do meu destino e incorporo uma vida que não é minha, estraçalho os meus sonhos e potencializo os piores sentimentos, como a inveja e a frustração. Desalinho comigo mesmo ao esquecer que a dor me remete ao crescimento, e que as conquistas são únicas.

Outro ponto importante a ressaltar é o quanto estamos rodeados de vampiros de energia, maganões e malévolos, que não perderão a chance de nos subtrair. Ao permitirmos, mergulhamos em um universo cinzento, sem magnificência. Ocultamos o nosso brilho e reduzimos a nossa alma a uma frágil pétala, plantada em um terreno inóspito e diante de um turbilhão.

Estas conclusões são minhas, somente minhas, e não servem como conclusões para outros. Podem ser insights para as suas reflexões e para que cheguem às suas próprias conclusões, iluminadas e únicas, ajudando-lhes a construir o abençoado caminho que lhes impulsione à felicidade!


Namastê!

2 comentários:

Rubão disse...

Grande Armando
Meu professor de Karate,ou seja ,meu Sansei,Aldo Lubes,sempre foi uma grande referencia em minha vida.Uma das frases que ele sempre falava era a seguinte:"Primeiro viver para depois poder filosofar".
E nada mais é do que passar você mesmo pelas experiencias da vida para poder sentar e discutir com alguém o que realmente interessa.
Por isso vamos dar cada vez mais a cara pra bater porque somente assim podemos encarar a vida de frente e dizer:"Eu sei exatamente o que isso significa".

Armando disse...

É importante termos referências, mas cada um é dono do seu destino e querer viver a vida do outro é ferir a individualidade, além de ser uma experiência dolorida e fracassada.

Parabéns pelo comentário e pela linha que adotou!

Abs!!