segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Política ou Politicagem?


Um Congresso Distorcido
Hoje tive a paciência de assistir em vídeo e em tempo real, alguns trechos das eleições às presidências da Câmara e Senado, após tanto alarde da mídia e a importância do momento político do nosso País. Diversas falas, alguns posicionamentos, algumas ameaças, algumas verdades e muita armação.

A velha história de palanque de que “precisamos dar uma resposta à opinião pública e sanear as contas do Congresso”..., vários disseram isso em seus pronunciamentos hoje e ao longo de pelo menos vinte anos que ao largo me interesso pelo assunto, na expectativa de participar mais ativamente. Confesso que me falta coragem, diante de um cenário tão hipócrita.

Ao mesmo tempo em que assistia ao circo, busquei alguns blogs de bons articulistas, como Alberto Dines, Ricardo Kotsho, Gerald Tomas, Nassif, entre outros, para incorporar um pouco dos seus pontos de vista e talvez mudar de opinião..., em vão. Na grande maioria dos acessos que fiz, os letrados se mostravam também indignados com a situação. É duro depreciar uma Instituição, mas a história da ausência de escrúpulos da maioria dos nossos representantes não me dá alternativas. Como aceitar a infinidade de denúncias e comprovações, o descaso e a impunidade.

Nas minhas pesquisas algumas informações interessantes: o orçamento do Congresso para 2009 supera o orçamento da cidade de Porto Alegre; mais de 20 mil empregados; a terceira pessoa na linha de poder do país. Com relação ao processo eleitoral e a vitória do PMDB na Câmara e Senado, o ressurgimento do PMDB como uma das principais legendas para a eleição de 2010, pelo menos como a noiva mais desejada e o declínio do PT, graças à influência do Presidente Lula.

Diante da minha indignação, fui ao blog do Mauricio Stycer e li os seus escritos sobre o livro “Como Montar uma Mulher Bomba”, de Luciana Pessanha, como um “manual prático para terroristas emocionais”. Comprei o livro e acho que agora sim vou relaxar.

Nenhum comentário: