sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Amor Eterno!

"Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinqüenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher."

Nunca houve consenso sobre o amor...! esse sentimento tão profundo e peculiar, pessoal, que provoca as mais belas emoções, estimula os sonhos, que se transformam em vida, fértil, em felicidade. Como abrir mão, mesmo involuntariamente, de um sentimento puro, que todos desejamos e que em vários momentos da nossa vida nos surge com ímpeto de um vulcão e nos eleva, e em outros nos remete a uma busca incessante por uma estrada infinita em um labirinto da mais densa relva. Néctar dos amantes, dos poetas, dos líricos, dos apaixonados. Inferno dos ressentidos, dos amargurados. Acolhida aos casais, às relações entre pais e filhos, um presente... Inveja aos indiferentes, aos desesperançosos, um martírio...

Há pouco tempo atrás li um dos livros do André Gorz, Carta a D. - Uma História de Amor, de onde extraí um pequeno trecho e inseri no ínício deste texto. Mais do que um livro, uma carta, uma declaração de amor. Como pode alguém amar tanto outra pessoa e o tempo impulsionar exponencialmente esse amor? Um amor verdadeiro, um amor fiel, um amor viril, um amor apaixonante.

Vinícius sempre soube retratar as relações, as paixões, o amor. "Que seja infinito enquanto dure". Acredito mesmo que as suas paixôes e o seu amor tenham sido infinitos, mesmo tendo sido casado com sete ou oito mulheres durante a sua vida. Deve ter amado todas, enquanto durou. André Gorz teve um único amor, eterno!

Que amor é este que não sucumbe às décadas de convivência e ao contrário, se expande? Que encanto!

Talvez o meu incômodo esteja no fato de não acreditarmos que isso possa acontecer e não darmos a chance para que ele frutifique. Estarmos sempre à busca de algo diferente, melhor, sem nos darmos conta de que o melhor pode estar ao nosso lado. Vivermos nos questionando se o amor existe, se eu amo e se ela me ama, e até quando esse amor irá durar...

Assim, vamos acumulando perdas, experiências frustrantes, que reforçam em nós mesmos a crendice de que o amor não existe, de que não existe amor eterno. Perdemos o sentido do amor e o desacreditamos, sem nos darmos conta que contrariamos a nossa própria natureza.

Viva o amor! Que seja infinito enquanto dure, mas que dure uma infinidade!

5 comentários:

Juliana Machado disse...

Bom esse texto! Você se inspirou no dia de São Valentin, comemorado amanhã?
De qualquer forma, mesmo correndo o risco de parecer tola aos olhos dos "modernos", eu acredito no amor eterno, assim como na capacidade que todos nós temos de amar. Ainda que seja difícil...

Rubinho disse...

Grande Kico, muito bom isso heim!
Mas gostaria de deixar aqui uma interrogação. Será que todos nós sabemos diferenciar amor de paixão, será que fazemos a clara distinção dessas duas coisas, da química que percorre nosso corpo quando estamos apaixonados e da sua importância na aproximação entre pessoas, já que é o sentimento que antecede. Como disse meu professor de "física aplicada" na faculdade: "se não existisse a paixão (tesão) será que estaríamos aqui? e se hoje não mais existisse este sentimento, veríamos o Presidente da República implorar, em cadeia nacional , vamos transar senão vamos extinguir ..." Penso que é um tema que merece uma abordagem significativa.
Um grande abraço.
Rubinho

Rubão disse...

Grande Armando
Ínfelizmente a busca pelo prazer incessante e a vida sem laços afetivos que hoje é apregoada em verso e prosa esta fazendo com que se perca essa coisa maravilhosa que é o amor.Puro,verdadeiro e incondicional.Ninguém mais tem coragem de assumir que o amor existe.E,pior ainda, assumir que esta vivendo um grande amor.De assumir o quão maravilhoso é acordar e viver todos os dias ao lado de uma pessoa que te completa e entende.Que quer assim como você viver plenamente ao seu lado.Participar de tudo.E não pensem os desavisados que isso implica em que a vida a dois seja sem trancos e problemas,discussões e brigas,dúvidas e neuras.A parte difícil também esta incluida e é graças a ela que se tem certeza que o dia seguinte sempre amanhece ensolarado.
Abs

Juliana Saito disse...

Caro Armando, excelente texto!
É triste admitir estamos num tempo em que as pessoas justificam o tempo todo a sua vida corrida e o prazer insaciável pela liberdade; atitude que sufoca cada vez mais a capacidade de expressar sentimentos e acreditar na felicidade a dois.
Tenho o sentimento de que amar ou ter um grande amor nos dias de hoje tem se tornado sinônimo de problemas, dor e muito sofrimento na vida afetiva das pessoas, e pior: sofrem por antecipação por algo que elas mesmas nem se permitiram vivenciar!
Feliz daquele que acredita no poder deste sentimento maravilhoso e que se permite vivê-lo em sua intensidade!
Bjs, Ju Saito

Ana Paula Dacota disse...

Kico,

Muito bom isso...falar de amor. É fácil para nós mulheres falarmos de amor, mas os homens simplesmente suprimem esse tema de suas conversas justamente por serem um bando de machistas que temem ser rotulados de "piegas". Nada de falar de sentimentos, e mais ainda, do mais nobre dos sentimentos, que é o amor. Por isso, parabéns por estar abordando finalmente este tema, eu estava esperando você escrever alguma coisa assim no seu blog. Sobre amor eterno, Vinicius, o livro que você leu e os outros comentários antes do meu, eu só quero dizer uma coisa: o amor é coisa trabalhosa, e cabe a cada um de nós correr o risco de se entregar de corpo e alma a esse labor. Só sei que não adianta só querer encontrar um grande amor; a gente tem que estar preparado e se amar muito antes, para então amar o outro. E olha, pode acontecer sim do amor de verão subir a serra, enfrentar o vento e as folhas do outono, dormir abraçadinho sob os cobertores no inverno e se vestir com as flores da primavera. Depende só da gente. Abraços!!! Bom feriado!