quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Outra Reflexão!


Sobre o Amor, Amizades e Quereres

Hoje acordei bem, um pouco mais preocupado do que nos dias anteriores, mas bem. Tenho refletido sobre as causas do sofrimento e da tensão das pessoas e descoberto que a grande maioria dos motivos são banais e reversíveis, o que de certa forma me conforta ao confrontar os meus próprios problemas.

Por esses dias estava conversando com uma pessoa muito querida e especial na minha vida, sobre as diferenças entre tristeza e chateação. Somente assim pude perceber o quanto depositamos uma carga excessiva de energia para a solução de coisas rotineiras e pouco importantes e o que nos sobra, quando conseguimos, aplicamos sobre as coisas mais importantes, como o amor, as amizades, o querer bem...

No último sábado, lá pelas duas da madrugada tive vontade de ligar para um amigo, para o qual nunca liguei tão tarde e ainda sem motivo especial. Surpreso fiquei, ao saber que o mesmo havia acabado de dar entrada ao pronto socorro de um hospital da cidade. Fiquei assustado, tanto pelo zelo com a saúde dele, quanto pela minha intuição. A cada dia tenho acreditado mais que a energia que depositamos no amor, nas amizades e no querer bem nos aproxima e nos une, não só para uma conversa fiada de botequim, mas também para sentirmos quando as coisas caminham bem e quando podemos ser importantes para as outras pessoas

A princípio ele está bem, deve ser operado amanhã para a retirada da vesícula, órgão que ainda ninguém me afirmou com veemência a razão da sua utilidade, já que várias pessoas vivem normalmente sem ele. Orgãozinho esquisito que serve para infeccionar e doer e quando extirpado não deixa nem saudades. Ele está na fila...

Assim que soube que ele ainda estava na fila para a cirurgia, imediatamente associei à desgraça do sistema de saúde no Brasil e fiquei imaginando a quantidade de pessoas que rezam e pedem à Deus para que o seu problema ou o problema do seu próximo, seja solucionado.

Voei mais longe ainda e lembrei do filme “O Todo Poderoso”, onde Jim Carrey assume o papel de Deus e passa a dar solução para todos os pedidos das pessoas. Projetei aquela situação aqui no Brasil, imaginando que 70% dos pedidos seriam para a solução ou proteção aos problemas de saúde, 15% para o time progredir bem no campeonato, 10% para o grande amor da vida perdoar, e/ou voltar e 4% para ganhar na loteria, Os outros 1% para causas outras, também desesperadoras. Acho que Diogo Vilela seria “O Todo Poderoso” brasileiro... Ele é ótimo!

Finalizando esta reflexão, quero brindar a convivência com todas as pessoas e canalizar as energias não só para a breve recuperação do Grande Notável Rubão, mas para que possamos encontrar em nossos atos uma razão boa para continuarmos existindo.

3 comentários:

Unknown disse...

Sensível e maravilhoso.
Não posso deixar de comentar sobre algo que me afeta tanto, e que inclui todas as pessoas desta foto, em especial o doentinho.
Já tínhamos comentado sobre este acontecimento, a intuição. Acredito que esta sensibilidade só exista quando é recíproca, aberta, ingênua, e que acontece com as almas com a mesma sintonia ou afinidade.
Sobre o outro assunto,a saúde; fiquei ao mesmo tempo feliz por ver que mesmo em um postinho de saúde no CIC, com painel eletrônico para chamar o paciente para ser atendido, com a tv de LCD de 50'' colocadas na sala de espera, com ambientes extremamente limpos e com vários profissionais para o atendimento,não tenho como não ficar triste por ver que ainda temos que enfrentar fila para ser internado, mesmo em estado crítico, em um algum hospital da cidade, claro que isso só para os pobres mortais que não tem plano de saúde e não podem pagar uma cirurgia relativamente simples, mas que custa mais 7 mil reais.
Parabéns pelo blog.
Beijo
Sandra

mineiro disse...

Tanto me reconheço em seu texto, quanto me considero apto a lhe oferecer sempre minha amizade. Todos temos problemas, mas ainda bem que temos amigos.

Rubão disse...

Meu GRANDE Amigo Armando.
Primeiro quero agradecer por sua preocupação e também me dizer impressionado por sua intuição.Esse fato me deixou muito feliz por sentir que existem laços maiores que unem as pessoas.
Depois para comentar que nunca tinha me sentido tão frágil como desta vez.Já tive outros pequenos problemas de saude e até mesmo acidentes automobilisticos mas desta vez,não sei o porque,me senti mais abalado pela situação.
E acabei refletindo sobre quanta coisa pendente eu tenho em minha vida.E quando falo isso não me refiro a carros importados que não comprei ou fortuna que não acumulei.Fiquei pensando na história que não contei pras minhas filhas,nas palavras que não falei pra minha esposa,nos comentários que não fiz com meus amigos.Amigos esses aliás que estiveram presentes por todo o tempo em que estive hospitalizado.Meu Cel não parava de receber torpedos com preocupações e votos de melhoras.Foi muto bom me sentir parte de um grupo maravilhoso.
E ,descobri também, que os amigos não se definem pelo tempo que você os conhece mas sim pelo modo como você se relaciona com eles.Ou seria mais certo dizer pelo modo como você permite que eles se relacionem com você.Se permitimos sinceramente que essas pessoas entrem em nosso coração e em nossa alma com certeza esse relacionamento será do tipo que a pessoa consegue ter uma "intuição" de que algo esta acontecendo com você.Será do tipo que basta vocês se olharem para saber exatamente o que esta acontecendo e isso irá dispensar maiores explicações a respeito.
Infelizmente serão poucas pessoas que irão se encaixar numa situação como essa mas tenho certeza que com um pouco de determinação e atenção conseguiremos identifica-las.
Eu,felizmente,estou cada dia mais cercado por essas pessoas.