segunda-feira, 3 de maio de 2010

Twittando


Um jornalista natural de Foz do Iguaçu, mas que reside aqui em Curitiba, disse em seu blog que “alguns brinquedinhos não deveriam ser dados para crianças e nem para pessoas desequilibradas”. Na oportunidade, referia-se ao twitter, ferramenta de microblog, nova febre mundial, e ao governador do Paraná, Roberto Requião, que ainda faz uso quase que exclusivamente do twitter, para afrontar, agredir e ridicularizar seus desafetos. Um mau exemplo do uso de uma ferramenta de comunicação, que tem se tornado popular no meio político e artístico, principalmente.

Olhando por outro prisma, a utilização do twitter traz uma série de benefícios às pessoas, principalmente pelo fato de levar informações de forma ágil para um universo de interessados, que passam a seguir as personalidades que são do seu interesse e até a interagir, em alguns casos. Mas também, nos permite conhecer um pouco mais do twitteiro, na medida em que ele registra de forma escrita, mesmo que se arrependa e apague depois, a sua forma de pensar, os seus interesses e vaidades, e, principalmente os seus preconceitos.

Na mídia, agora,  pode-se acompanhar o tiroteio de políticos, artistas, cantores e apresentadores, uns contra os outros, e contra os fãs e contra o bem-estar comum. Agressões múltiplas em um português mal escrito, observações toscas e imbecis, clássicas da desertificação da sapiência e da imersão no vazio da ignorância.

Mais uma vez, temos conseguido popularizar o desagravo. Enquanto no mundo civilizado o twitter encanta, por aqui enoja, com seus garotos e garotas propaganda, como Xuxa, Luciano Huck, Preta Gil, Danilo Gentili, Debora Secco e tantos outros, além dos políticos que ao se manifestarem assim, replicam os seus maus exemplos e propagam a anti-cultura, o rancor e o ódio.

Isso tudo nos traz a certeza de que, realmente, a maior parte dos rostinhos bonitinhos da televisão não passa de rostinhos bonitinhos, às vezes mais "peitos e bundas", e que utilizam e manipulam a população, enquanto ouvem desaforadamente o tilintar em seus cofres. pois isso é o que lhes interessa. Quanto aos políticos..., esses já conhecemos...

Para nós, resta muito empenho para tentarmos  dissuadir esse tipo de imoralidade, a reconstruirmos valores, que os "famosos" tentam tanto destruir.

Pense nisso!

3 comentários:

Ana Paula Dacota disse...

Olá, Armando!

Bom, sobre o "tuiter", eu comecei a pouco tempo a utilizar esta ferramenta, por motivos profissionais, e a bem da verdade, ainda não tive muito tempo para "navegar" nos perfis dos famosos...Como vc disse, concordo que pode ser muito útil, interessane e bem utilizada por determinadas pessoas, assim como, pode se tornar um grande desastre para outras, enfim, fora a gama de perfis falsos que se prolifera, assim como em toda rede de relacionamentos. Eu resisti muito para aderir, e sinceramente ainda acho isso muito sem graça...

Adilene Adratt disse...

Oi Armando!
O twitter é perfeito para os nossos tempos de mediocridade moderna, já que a maioria das pessoas não é capaz de escrever mais do que umas duas ou três linhas mesmo...É a democracia total do nosso mundo decadente...
Abraços!

Paulo Moacir disse...

Caríssimo, Armando!

Eu particularmente estou gostando do twitter, pela sua agilidade, objetividade, e principalmente por me permitir ter a possibilidade de bloquear aquelas pessoas que não faz nenhum sentido para a minha vida. Já na televisão aberta, e nas rádios, isso ainda não é possível.
Um abraço.
Paulo Moacir