terça-feira, 15 de março de 2011

Solidão

Encanta-me o corpo humano, os seus mistérios e alertas, como se fosse impossível levarmos uma vida linear, cartesiana. Sem buscar explicações racionais, fonte de estudos de diversas áreas, é no irracional que descobrimos o quanto somos perfeitos, dotados de conexões complexas, que se harmonizam para que estejamos protegidos e possamos então nos perpetuar.

Falar sobre a solidão é profundo, apesar da sua simplicidade. É como olharmos diretamente para o horizonte e enxergarmos somente uma parede branca, ou um mar calmo, ou ainda o azul do céu, todos infinitos. É como se por um instante o tempo parasse e deixássemos de nos situar. Um hiato na relação entre o espaço e o tempo. É quando nos sentimos sós, e aquele vazio parece durar uma eternidade, por mais breve  que seja.

Algum dia haveremos de entender a solidão! Esse sôfrego destino, que nos invade em diversos instantes da nossa vida, por mais que estejamos felizes e em boa companhia, e nos faz questionar as nossas escolhas. Quase sempre não nos traz arrependimentos ou frustrações, tampouco êxtase, pois é simplesmente um prestar contas que fazemos conosco, a fim de que a nossa vida continue seguindo, segura, ou tome outros rumos.

Pode-se dramatizar, mas não quer dizer que esse sentimento esteja carregado de saudades, de alegrias ou de dor. Pode ser bom ou ruim, ou pode ser nada, simplesmente um insight muito particular, e o seu intenso provocar é uma dádiva, para que possamos mergulhar e nos aprofundar nas nossas dúvidas ou certezas, mesmo sem querer ou precisar entendê-las.

Namastê!

3 comentários:

Anônimo disse...

A Solidão...
Não a vejo
Mas a sinto!
Como nunca
Por onde ando,
Quando penso,
Quando sinto...
Eu não tenho ninguém
Só "Ela" me acompanha!
A Solidão.

Desabafo

Armando disse...

Penso que a solidão nos acompanha por todo o tempo que quisermos, mas se não quisermos ela se esvai, facilmente. Nos deixa então, um suspiro doce, um sentimento de que a vida vale a pena e que devemos prosseguir.
Obrigado por participar do blog e das reflexões...

Ana Paula Dacota disse...

Ontem mesmo estávamos conversando sobre estar sozinho e solidão...São coisas muito diferentes...Lançar um olhar inteligente sobre nós mesmos, sobre nossos sentimentos e emoções é sempre válido, e creio que nos deixa menos sós.