segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem você quer ao seu lado?


Há alguns dias, recebi em meu email a mensagem de uma pessoa conhecida, com o seguinte teor: “Fiz uma limpa em minhas listas de contatos e se você não se encontra mais lá, é que não tem feito nenhuma diferença na minha vida, então resolvi lhe deletar.”. Imediatamente corri a acessar a lista de contatos, para verificar se havia sido deletado... Para a minha alegria e alivio, eu ainda estava lá...

Refleti muito sobre a atitude corajosa dela, um tanto extrema, em um momento em que as pessoas andam solitárias e procurando com quem se relacionar, mesmo que sejam relações vazias. Chegam a participar de grupos, trupes, somente para se sentirem aceitas, mesmo não tendo nenhuma afinidade e interesses, além de relações superficiais, para terem o que contar aos outros, o que registrar.

Vejo pessoas, que possuem mais de 300 amigos no orkut, ou em outros sites de relacionamentos, e recebem centenas de recados, mas que não são capazes de solidificar as relações, pois são relações aparentes. Da mesma forma, encontro pessoas que mantém as suas poucas amizades e as cuidam, para que se fortaleçam cada vez mais e continuem infinitas no tempo, para que os abraços carinhosos e verdadeiros do presente se perpetuem no futuro.

Eu também tenho em minhas relações, muitas pessoas que não fazem nenhuma diferença em minha vida, mas que talvez eu faça nas delas, algumas que atrapalham, assim como outras sem as quais não viveria feliz, sentiria muito, e sinto a falta delas... Mas o que queremos conservar? ... como bem lembrou Juliana Machado em um comentário anterior no blog.

Ainda sobre o assunto, temos que descobrir aquilo que nos torna melhores, felizes, e que nos estimula a seguirmos com as nossas escolhas. Certamente iremos querer ao nosso lado, não quem nos afunda, que nos machuca, mas sim, aquelas pessoas que nos elevam, mesmo que não percebam o quanto são importantes em nossas vidas...

Namastê!

7 comentários:

Unknown disse...

Armando,

Você é um dos poucos, um verdadeiro amigo que tenho, continues sempre sendo essa pessoa despojada e talentosa que és, continues postando às suas matérias resultado das andanças pelo mundo afora, isso me faz bem!!! creio também, pelos demais seguidores do seu blog; você é indeletável!!!!

Abraços,

Lara

Ana Paula Dacota disse...

Todas as pessoas com as quais temos contato são importantes em nossa vida, em maior ou menor grau; e as que são mais controversas, talvez sejam até as melhores, porque nos impulsionam. Quem dera se nos relacionassemos apenas com quem a gente gosta integralmnte e somente com quem gosta integralmente...o difícil é gostar de quem difícil. Bom post! Abraços!

Armando disse...

Oi Ana, qual o limite para desistir de uma amizade? Também penso que nenhum encontro ocorre ao acaso, mesmo que não seja agradável, nos ajuda a comprender algo e a tomarmos decisões.

Grande Lara, que bom encontrá-lo por aqui, também tenho uma grande amizade e apreço por você!

Obrigado por estarem participando...

Beijos!!

Anônimo disse...

Desde as primeiras trocas de mensagens, você tem sido cada vez mais especial! Agradeço muito ao "nosso" Pedro, que indiretamente nos liga tanto!
Que bom ver você bem e querido por tantos!
Gosto muito de você!
Vanessa

Paulo Moacir disse...

O relacionamento com as pessoas é talvez a grande razão de vivermos,agora é natural que por algumas tenhamos maior identificação, e por outras menos, e é assim a vida.Por uma série de motivos!
Ao longo dos meus 50 anos sempre gostei de vonversar bastante, e do convivío do cotidiano com os mais diferentes perfis de seres humanos.E em razão desse meu jeito acabo conquistando um bom número de colegas. Repito, colegas! Daí para termos amizade, a coisa é um pouco mais difícil, possivelmente por experiências do pessado.
Não sei se é ruim ou bom para você (rs.rs..), mas no meu time vc tem a posição garantida de titular, de amigo.
Um grande.
Abraço
Paulo

Armando disse...

Olá Vanessa, agradeço pelo carinho e pela amizade, e sei o quanto batalha para que a sua vida, e da sua turminha, caminhe bem. Você é uma pessoa especial e merece todas as boas amizades do mundo.

Obrigado por participar...

Um beijo!

Armando disse...

Olá Paulo, sei que acompanha o blog e agradeço a sua participação. Pode ter certeza que conservamos a nossa amizade e os abraços que dávamos no passado, ocorrem ainda no presente e certamente se perpetuarão.
Um grande abraço para você e para a Cris e louvo muito a amizade de vocês.

Armando