quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vamos embora que esperar não é saber...

A maioria das pessoas já ouviu, ou conheceu o seguinte desabafo: “Pra vocês que continuam pensando que me apóiam vaiando... A vida não se resume em festivais...”. No ano de 1968, no 3º Festival Internacional da Canção, promovido pela Rede Globo, diante de um Maracanãzinho lotado – falava-se em mais de 30 mil pessoas, a música “Pra não dizer que não falei das flores” ou “Caminhando”, como também era denominada, de Geraldo Vandré, foi derrotada por “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque. A multidão, enfurecida, demonstrando insatisfação com a escolha do júri, passou a vaiar incessantemente a decisão, e somente transformaram o manifesto em palmas acaloradas e gritos histéricos, após essa intervenção de Geraldo.

Geraldo Pedrosa de Araujo Dias nasceu em 12 de setembro de 1935, na cidade de João Pessoa/PB. Seu nome artístico teve origem na fragmentação do nome de seu pai, José Vandregísilo. Sua mãe chamava-se Maria Eugênia. Formou-se em direto em 1961 e militou junto aos movimentos estudantis contra a ditadura militar. Em 1969, após ter suas músicas censuradas e a cabeça colocada à prêmio, escondeu-se por um período em uma fazenda da esposa de Guimarães Rosa, então falecido, e exilou-se no Chile e depois na França, retornando ao Brasil em 1973. Após o retorno do exílio, nunca mais pisou em palcos brasileiros e cumpriu a promessa que fizera durante o exílio. Na profunda depressão encontra-se explicações para sua decisão, apesar de continuar compondo mergulhado na genialidade e na beleza infinita da sua poesia. Músicas como “Disparada”, “Samba em Prelúdio”, “Quem Quiser Encontrar Amor”, “Canção Nordestina”, entre tantas outras, levam a sua autoria.

Decidi trazer estes esclarecimentos, por ter visto fotos do Vandré (a primeira é de 1968, nos festivais, e a outra de 2005, aos 70 anos de idade) no blog do Zé Beto (Jornale), as quais inseri nesta postagem, o que estimulou em mim boas lembranças da época em que eu tocava nos bares da cidade de Curitiba, e mantinha Geraldo Vandré em meu repertório.

No link http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/, você encontra a letra maravilhosa de “Pra não dizer que não falei das flores”.

Nenhum comentário: