terça-feira, 22 de junho de 2010

Essas mulheres...

Todo homem solteiro tem em sua vida, ao menos, uma amiga tarada, uma conselheira, uma moderninha, uma confusa e uma apaixonada. Às vezes os papéis se invertem, ou se mesclam, e causam certa confusão, mas estes cinco perfis sempre estarão presentes para complicar, ou para extasiar ainda mais a vida daquele que ainda não achou a sua cara-metade. Pode ser que uma delas venha a ser aquela que irá acompanhá-lo pelo resto da vida, mas pode ser que não, portanto, muito cuidado nessas horas, antes de fazer-lhes quaisquer juras de amor.

Mulheres são complicadas por natureza, e elas mesmas sabem disso, pois contam aos quatro ventos que homens possuem somente um botão, de liga e desliga. Já elas, maravilhosas, são complexos painéis, equações indecifráveis. Quando você pensa que está chegando a um resultado consistente, as variáveis se invertem ou se modificam, e para variar, você acaba sendo reprovado no exame de aptidão que ela lhe aplicou sem que percebesse, ou sem ao menos lhe esclarecer as regras. Pode se empenhar, mas você sempre será reprovado e, se por caridade vier a ser aprovado, isso ocorrerá somente depois de uma avaliação do “conselho” e por um curto período de validade.

Voltando às amigas, para elas você será sempre um brinquedinho, para satisfazê-las nas suas encantadoras experiências, e certamente se sujeitará a todas, pois a habilidade delas em seduzi-lo, não o deixará escapar. Não vou dizer que isso é ruim, mas o que importa são as expectativas delas em primeiro lugar, depois as suas. Assim, quando perceber terá entrado no jogo, e homem que é homem não se entrega facilmente, ainda mais para uma sedutora mulher, e vai até o final, custe o que custar. No máximo a experiência não será contada ou compartilhada com ninguém..., não por você...

Aquela amiga tarada, certamente assiste ao hot sexy quase todas as noites e conhece os sites quentes da web, eles estão como favoritos em seu PC e basta um click para acessá-los. Isso não teria importância alguma, se ela não tivesse a intenção de fazer com você, nos próximos 30 ou 40 minutos, o que vê naqueles filmes gravados em estúdio durante uma semana. Você aproveita o quanto pode, ou agüenta, e é uma oportunidade para você também tentar replicar aqueles trechos escolhidos de filmes que os seus amigos casados ficam lhe mandando por e-mail. Já a amiga conselheira é legal, conhece da sua vida de “cabo a rabo” e sabe o que é melhor para você. Se ela tiver alguma dúvida, conversará com seus amigos e até com a sua mãe. Seguir os seus conselhos lhe transformará em uma pessoa correta, de bons hábitos, enquanto a sua vida passa. Chopp, só nos finais de semana e a mulher ideal para você ela conhece bem: se não for ela mesma, uma amiga encalhada ou até uma irmã chata, que nem ela suporta em casa e quer despachar a qualquer preço.

Mas nem tudo são só complicações, já que você possui uma amiga moderninha. Ela é linda, liberal, e veste-se seguindo a sua própria intuição. Mistura qualquer e todas as bebidas, dança de hard rock a sertanejo e freqüenta todos os locais. Vive lhe dizendo que você precisa se liberar para o mundo, enquanto deposita nos travesseiros ou nos diários secretos, a sua solidão. Pode ser um partidão, desde que você entenda que a vida vale à pena e a qualquer custo. Na intimidade, pede que você lhe ensine coisas novas, para que ela possa demonstrar para a "turma", o quanto é “moderna”.

As confusas são encantadoras, talvez pelo fato de terem sido abduzidas. Para elas tanto faz, até porque ainda não conseguiram entender o que está acontecendo com você, muito menos com elas. Assim, riem muito, de qualquer coisa, e se mostram por dentro de tudo, mesmo sem entenderem nada. São simpáticas e adoráveis. Companheiras fantásticas e um estímulo para você esquecer os problemas e seguir adiante. Para que pensar em complicações já que o mundo que lhe rodeia já é tão confuso.

Por fim, as apaixonadas..., ahhh essas mulheres apaixonadas! Podem ser taradas, conselheiras, moderninhas ou confusas, se estiverem apaixonadas por você, basta! Você realmente cumpriu o seu papel junto às mulheres, de mostrar que neste mundo ainda existem homens que valem à pena, e elas perceberam. Não se sinta um canalha, se não quiser levar a relação adiante, mas trate-a com respeito e carinho, pois é indescritível o que ela sente por você - muitas vezes muito mais do que você é. E se ela for a sua cara-metade, porque não levar adiante uma relação, isso lhe tirará das inúmeras noites sem dormir, das farras e bebedeiras. Afinal, um dia a gente tem que crescer!

Quanto aos perfis dos homens que as mulheres conhecem, não sei, mas tenho a impressão que toda mulher tem um amigo gay!!!



domingo, 20 de junho de 2010

Pensei em você!

O expectorante da alma são as poesias e as estrelas, os amores e as paixões, as amizades e os momentos. Sempre que resolvi comer giletes, sonhei com atrocidades, e ao engolir girassóis, plantei um universo de vagalumes a iluminar minhas noites dispersas.

Esse desejo louco e a minha sede de amor, ainda haverão de matar e de enterrar o meu sorriso!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Quando tudo acontece...

Passada a euforia dos enamorados, motivada pelo seu dia e também por Santo Antônio, o casamenteiro, é hora de fazer planos. Refletir sobre qual o significado da vida comum, do compartilhar, do compreender, do doar-se. Decidir sobre o futuro, e se a amorosa relação significará estarem sob o mesmo teto, ou somente sob os mesmos lençóis, se o amor há de suportar a ansiedade e as diferenças, e se irão seguir juntos, eternamente.

Namoros, começam por interesses básicos, instintos e desejos, a admiração de um sorriso, dos olhos, dos sonhos. Aquela palavra dita, um suspiro, uma besteirinha que faz com que, naquele momento, duas almas se encontrem, e uma imensidão de possibilidades se abra. Uma química de emoções, despejada em um turbilhão de sentimentos, uma revolução maravilhosa, louca paixão!

A paixão é um tsunami, que nos invade, quando menos esperamos. Falta-nos ar e as pernas bamboleiam, as palavras ficam fora de sincronia. Nada se explica, simplesmente se sente algo que não se pode controlar. Um desejo louco de estar perto daquela pessoa o tempo todo. De respirar o mesmo ar, não como se aquele momento fosse o último, mas o único. Um querer bem infinito, um grande amor!

O amor é eterno, solidifica, e não mata a paixão, complementa-a. É ilimitado, ornado pela intensidade dos desejos e dos sonhos. Um presente, uma dádiva, uma oferta do fundo do ser, a ser compartilhada. Um cristal único, que pertence a duas almas livres do preconceito e da dúvida, que escolheram serem livres, livres para voarem juntas.

Assim começam as relações, e assim frutificam, impulsionadas por um desejo insano, e construídas na solidez dos corações puros, na adversidade ou na quietação, transcendendo tudo aquilo que já estava escrito. Não é só querer, ou se deixar levar, tampouco deixar para depois. Nas relações, é preciso acontecer, com intensidade. Dar um tempo é só o começo, do fim...

Namastê!

domingo, 13 de junho de 2010

Que amor é este!

tranquei as portas do meu coração 
e jurei nunca mais deixar-lhe entrar
mas pelas frestas, tua luz,
continua a iluminar os meus sentimentos

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pedidos e promessas...


Uma vez me disseram que a oportunidade de assistir ao espetáculo de uma estrela cadente era um momento especial, e eu senti.

Depois, me disseram que fazer pedidos às estrelas cadentes, ao vê-las, era lúcido e assertivo, na medida em que o cosmos estaria conspirando ao nosso favor, e eu fiz.

Ainda, me pediram para ter paciência, já que o universo constituíra as galáxias há milhares de centenas de anos e as suas conjunções seriam eternas, e eu entendi.

Também, me disseram sobre a minha capacidade de amar e de alterar o meu próprio destino, para ter fé, e acreditar nos meus sonhos, e eu acreditei.

Agora, me pedem para esquecer tudo isso, pois estou sofrendo, já que o que senti, pedi, entendi e acreditei, não aconteceu...

Decidi então, esquecer a mística das estrelas cadentes e somente admirá-las, e aí me disseram para fazer simpatias para Santo Antônio...


domingo, 6 de junho de 2010

A Letra - Sua Estupidez

Sua Estupidez
Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Meu Bem
Meu Bem
Você tem que acreditar em mim
Ninguém pode destruir assim
Um grande amor
Não dê ouvidos à maldade alheia
E creia
Sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo

Meu bem
Meu Bem
Use a inteligência uma vez só
Quantos idiotas vivem só
Sem ter amor
E você vai ficar também sozinha
E eu sei porque
Sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo

Quantas vezes eu tentei falar
Que no mundo não há mais lugar
Pra quem toma decisões na vida sem pensar
Conte ao menos até três
Se precisar conte outra vez
Mas pense outra vez
Meu bem
Meu bem
Meu bem
Eu te amo

Meu bem
Meu bem
Sua incompreensão já é demais
Nunca vi alguém tão incapaz
De compreender
Que o meu amor é bem maior que tudo
Que existe
Mas sua estupidez não lhe deixa ver
Que eu te amo



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sinfonia de corpos

Sinfonia de corpos
FREI BETTO


Na concretude da fé cristã, anunciarei a certeza de ressurreição da carne e do universo, redimido pelo corpo místico de Cristo

Na festa do Corpo de Cristo, deixarei meu corpo flutuar em alturas abissais. Acariciarei uma por uma de minhas rugas, desvelarei histórias, apreenderei, na ponta dos dedos, meu perfil interior.

Suspenderei todas as flexões, exceto as que aprendo na academia dos místicos. Beberei do próprio poço e abrirei o coração para o anjo da faxina atirar pela janela da compaixão iras, invejas e amarguras.

Pisarei sem sapatos o calor da terra viva. Bailarino ambiental, dançarei abraçado à Gaia ao som ardente de canções primevas. Dela receberei o pão, a ela darei a paz.

Acesas as estrelas, contemplarei, na penumbra do mistério, esse corpo glorioso que nos funde, eu e Gaia, em um único sacramento divino. Seu trigo brotará como alimento para todas as bocas, suas uvas farão correr rios inebriantes de saciedade.

Na mesa cósmica, ofertarei as primícias de meus sonhos. Acolherei o corpo do Senhor no cálice de minhas carências. Dobrarei os joelhos ao mistério da vida e contemplarei o rosto divino na face daqueles que nunca souberam que cosmo e cosmético são gregas palavras e deitam raízes na mesma beleza.

Despirei os meus olhos de todos os preconceitos e rogarei pela fé, acima de todos os preceitos. Como Ezequiel, contemplarei o campo dos mortos até ver a poeira consolidar-se em ossos, os ossos se juntarem em esqueletos, os esqueletos se recobrirem de carne e a carne inflar-se de vida no espírito de Deus.

Proclamarei o silêncio como ato de profunda subversão. Desconectado do mundo, banirei da alma todos os ruídos que me inquietam e, vazio de mim mesmo, serei plenificado por Aquele que me envolve.

Suspenderei da mente a profusão de imagens e represarei no olvido o turbilhão de ideias. Privarei de sentido as palavras.

Absorvido pelo silêncio, apurarei os ouvidos, para escutar a brisa de Elias, e os olhos, para admirar o que extasiou Simeão.

Recolherei pelas esquinas todos os corpos indesejados para lavá-los no sangue de Cristo.

Curarei da cegueira os que se miram no olhar alheio e besuntarei de cremes bíblicos o rosto de todos os que se julgam feios, até que neles transpareça o esplendor da semelhança divina.

Arrancarei do chão de ferro os pés congelados da dessolidariedade e farei vir vento forte aos que temem o peso das próprias asas.

Ao alçarem o topo do mundo, verão que todos somos um só corpo e um só espírito.

Farei do meu corpo hóstia viva; do sangue, vinho de alegria.

Ébrio de efusões e graças, enlaçarei num amplexo cósmico todos os corpos e, no salão dourado da Via Láctea, valsaremos até que a música sideral tenha esgotado a sinfonia escatológica.

Na concretude da fé cristã, anunciarei aos quatro ventos a certeza de ressurreição da carne e de todo o universo, redimido pelo corpo místico de Cristo.

Então, o que é terno tornar-se-á, nos limites da vida, eterno quando a morte transvivenciar-nos.

CARLOS ALBERTO LIBÂNIO CHRISTO, o Frei Betto, frade dominicano, é assessor de movimentos sociais e autor de "O Amor Fecunda o Universo - Ecologia e Espiritualidade", em parceria com Marcelo Barros, entre outras obras.