sábado, 31 de janeiro de 2009

Papo Cabeça!

O Paradoxo do Nosso Tempo
George Carlin

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até mais tarde, acordamos muito cansados, lemos pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente. Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamoso átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informações, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do "fast food" e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas". Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar "delete".

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se de dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer "eu te amo" à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conversa de Boteco!

Se você quer realmente ter razão naquilo que diz, você deve freqüentar um bom boteco. O botequim é o local onde todos têm razão, cada qual a sua maneira. Por mais que você tente persuadir ou influenciar um bom botequeiro a mudar de opinião, o máximo que você irá conseguir será um aceite do tipo “deixa pra lá”, muitas vezes para finalizar aquele assunto, já que diversos outros correm em paralelo e concorrem entre si pela atenção dos presentes.

Em Curitiba, botecos como o Colarinho, Distinto Cavalheiro, Aos Democratas, Becks, são exemplos de ricos cenários. A conversa corre solta!

Em um dos últimos embates no Colarinho (foto acima), o qual obviamente não foi conclusivo, debatia-se sobre o melhor piloto de Fórmula I: Schumacher, Senna, Piquet, quem? ... até José Carlos Pacce e Fangio foram vangloriados. Mencionou-se que um era mercenário, o outro um limão, outro desonesto e antiesportivo, herói nacional, mecânico etc..., e o tema da vitória foi assoviado durante as conversas, com a ressalva que Felipe Massa também teve direito à música. Não houve consenso, como já era de se esperar...

Assim, para ajudar os sobreviventes, ou confundir ainda mais, trouxe alguns dados de pilotos de maior expressão que extraí da Wikipédia. Tentei incluir o Rubinho, citado diversas vezes no bar como um grande campeão de todas as categorias, menos na principal, mas não teve jeito:
1) Se falarmos em número de campeonatos vencidos, Schumacher foi campeão 7 vezes, Senna 3, Piquet 3, Prost 3, Fittipaldi 2 e Mansel 1vez;
2) Em grandes prêmios disputados, Schumacher correu 250 GPs, Senna 163, Piquet 204, Prost 202, Fittipaldi 149 e Mansel 191;
3) Em poles conquistadas, Schumacher largou na frente 68 vezes, Senna 65, Piquet 24, Prost 33, Fittipaldi 6 e Mansel 32;
4) Em número de vitórias, 91 de Schumacher, Senna 41, Piquet 23, Prost 51, Fittipaldi 14 e Mansel 31;
5) Falando em pódios, Schumacher foi ao pódio 154 vezes, Senna 80, Piquet 60, Prost 106, Fittipaldi 35 e Mansel 59.

Com estes dados, pode-se fazer diversas correlações e deixo aos colegas a minha única certeza quanto ao assunto: para se chegar a uma posição na Fórmula I, o sujeito tem que ser muito do bom!

Qual deles foi o melhor?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Falando de Blues

Falando rapidamente sobre blues, a oficina de blues que ocorreu junto à 27a. Oficina de Música de Curitiba, em sua terceira edição, arrasou. Quem foi atrás do som de guitarras, gaitas e estrelas, aproveitou. Parabéns ao Carlão Gaertner e equipe pela organização. Eu curti muito e nesta foto, com André Christovam e Adriano Grineberg, professores convidados no circuito off.

Estarei descrevendo em breve aqui no blog, algumas passagens e conversas com vários músicos e participantes do evento, palpites sobre a mostra oficial. Também sobre o circuito off, que finaliza no próximo final de semana, com show de Gabriel Grossi, Glauco Solter e Mário Conde, lá na Ilha do Mel, nas Pousadas Colméia, Treze Luas e das Meninas. Não deixem de acompanhar.

Mas o que quero compartilhar é a notícia que recortei hoje do site da Prefeitura Municipal e que, para deleite e torcida de muitos e pelo que conheço da equipe, o processo deve estar sendo muito bem conduzido:

Publicado em 26/01/2009 às 14:28

Músico B.B.King planeja investimento em Curitiba

Curitiba poderá ser sede de mais um bar da rede B.B.King Blues Club, do cantor norte-americano Riley Ben King, mais conhecido como B.B.King, considerado um dos maiores guitarristas de blues da atualidade e chamado de o Rei do Blues. Donald Wilson, sócio de B.B.King, visitou Curitiba nesta sexta-feira (23) e se reuniu com a equipe da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A. (Agência Curitiba), responsável pelos projetos de desenvolvimento econômico e empresarial do Município.

Depois de ter passado por Florianópolis e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Wilson se disse encantado por Curitiba. "É uma cidade cosmopolita, que tem boa qualidade de vida e ainda é uma cidade de negócios, o que faz com que ela receba um público admirador do blues." O empresário americano tem uma nova reunião agendada para março com a equipe da Prefeitura de Curitiba.

"Até lá a Agência Curitiba localizará espaços que podem ser ocupados para a instalação do bar e também possíveis investidores", explica Amadeu Busnardo, assessor da presidência da Agência Curitiba, que recebeu o empresário americano.

O novo bar será o primeiro da rede a ser instalado fora dos Estados Unidos. Atualmente o B.B.King Blues Club existe nas cidades de Orlando, Memphis e Nashville. O quarto bar está sendo construído atualmente em Chicago.

Com restaurante e espaço para shows os bares da rede B.B.King ocupam áreas de aproximadamente 1.000 metros quadrados, sempre com mezzanino, para que os freqüentadores que estejam se alimentando possam assistir aos shows. A idéia é que entre as atrações do novo bar estejam vários músicos americanos que tocam blues e jazz. O investimento previsto é de R$ 3 milhões.

Viver em Curitiba é um Privilégio!

A cidade cresceu e não só em números, mas nos acontecimentos. Quem diria que em pouco mais de uma década receberíamos tantas influências externas. Saímos do tradicional "leite quente", para o mundo. Quanta troca cultural e gastronômica. Quanta novidade! Estamos próximos aos grandes centros, ao caos generalizado e necessário para uma cidade grande, cosmopolita.

Quem mora por aqui há algum tempo deve lembrar o quanto era difícil encontrar boas ou variadas opções de lazer, excetuando-se os parques, cartão postal de Curitiba. Não haviam muitos bares ou restaurantes, poucos cinemas. Shopping, somente um. Os poucos acontecimentos eram concorridos e o Blindagem levava ao Parque Barigui em torno de 30 mil pessoas nos "domingos no parque", iniciativa louvável do poder público local à época. Várias bandas hoje famosas, abriram o show do Ivo, Paulo Teixeira, Paulo Juk, Albertinho e Pato. Quanto orgulho de ser curitibano! No Bosque do Papa rolava um rock 'n roll de primeira, também nas tardes de domingo. Descer a serra de trem, rumo ao Marumby ou Porto de Cima era uma boa opção para a turma, com um violão para animar. Celso Blues Boy, Oswaldo Montenegro e Gloria Pires, entre tantos outros, cultivavam uma paixão incrível por nossa cidade. Tempo bom!!

Penso que hoje estamos ainda melhores, mesmo com trânsito e filas, e o saudosismo às vezes nos remete a questionarmos nosso próprio futuro. Não sei se as pessoas, à medida em que vão amadurecendo trocam tanto as prioridades, mas hoje certamente troco o chacoalhar do trem e o sanduíche de mortadela daquela época, por um bom restaurante e um blues, apesar do passeio e das paisagens serem maravilhosas. Quem não fez o trajeto, está perdendo...

Hoje convivemos com uma diversidade de pessoas, de vários estados e países, o que nos proporciona novas experiências e riquíssimas trocas. Os bares estão mais animados e a conversa flui maravilhosamente; mostras de cinema e peças de teatro excelentes, shows imperdíveis, novos ares. Gente que chega de todos os lugares e sempre contribuem para a solução de todos os problemas do Brasil e do mundo, com simples receitas de vida. Acolhemos bem aqueles que optam por viver em nossa cidade e não desmerecendo meus conterrâneos, tenho a impressão de que já cultivo mais amizades com pessoas de outros lugares, talvez pela dimensão. Ensinamos e aprendemos com o mundo e isso é o que sempre quizemos, não ter fronteiras.

Realmente é um privilégio viver em Curitiba!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Construção


Um Belo Passeio Público

As inspirações, que deram origem às grandes transformações da humanidade, sempre foram frutos do diálogo aberto e do entendimento entre as pessoas, de forma que as bases, as regras e os conceitos fossem sendo construídos a partir do interesse comum, como premissa.

A democracia, no seu exercício pleno, permite que as opiniões sejam consideradas, sem manipulações. A proposta deste blog, ora em construção, é criar um ambiente sadio de diálogo e permitir aos participantes um vôo pleno, ancorado nos vários pontos de vistas, frutos das próprias vivências e no compartilhar preciosidades com outros, sempre com um olhar sensível na linha tênue que separa as crenças e as experiências de cada um.

Alguns temas como esporte, bares e botecos, música, livros e poesias, personagens interessantes, desafios e profissões nada comuns, além de política e politicagem, serão fruto de intensas conversas. Serão sempre acontecimentos à partir das experiências das pessoas.

Prepare-se, pois este fórum em breve estará no ar e que seja um belo e proveitoso passeio público.